Os jogos são uma ferramenta poderosa para a aprendizagem, pois permitem que os alunos experimentem conceitos e práticas matemáticas de forma divertida e envolvente. Eles podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades matemáticas, como resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento crítico e criatividade. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência obtida na residência pedagógica através de um projeto desenvolvido na Escola de Aplicação Professor Chaves. O projeto teve o objetivo de promover a aprendizagem matemática através da utilização de jogos. Sendo realizado em uma escola pública da cidade de Nazaré da Mata, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Foram oferecidas as seguintes oficinas de jogos matemáticos: Tangram: jogo de quebra-cabeça que trabalha com formas geométricas e relações de simetria. Torre de Hanói: jogo que trabalha com o conceito de sequências e estratégias de resolução de problemas. Dominó de frações: jogo que trabalha com a compreensão de frações. Campeonato estratégico das operações: jogo que trabalha com as quatro operações básicas da matemática. Batalha Naval: jogo que trabalha com a noção de coordenadas no plano cartesiano. Campeonato de xadrez: jogo que trabalha com o raciocínio lógico e estratégico. A experiência foi positiva, pois os alunos demonstraram interesse e engajamento nas atividades. Eles relataram que aprenderam ou revisaram conceitos matemáticos de forma divertida e desafiadora. Os jogos podem ser utilizados em diferentes níveis de ensino e contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades matemáticas.