Trata-se de relato de experiência, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de iniciativa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa oportunizar a participação ativa de discentes dos cursos de licenciatura em experiências metodológicas e tecnológicas de caráter inovador e interdisciplinar, na busca pela superação de problemas que perpassam pelo processo de ensino e de aprendizagem, no seio da educação básica. O objetivo do trabalho é relatar a experiência de reconfiguração didático-metodológica empregada no subprojeto Biologia/PIBID do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Acaraú), como resposta às necessidades impostas pelo contexto pandêmico. O relato socializa aquilo que foi empreendido no campo das ações desenvolvidas, durante dezoito meses, com enfoque sobre os desafios enfrentados, as potencialidades suscitadas e as consequentes contribuições ao processo de formação inicial dos pibidianos. A metodologia envolveu a modulação das atividades (5 módulos), além da utilização de uma sistemática particular de acompanhamento e emprego de instrumentais desenhados especificamente para o formato de ensino remoto emergencial, a partir do uso de plataformas, ambientes virtuais e recursos educacionais digitais. Os resultados apontaram para a efetividade do programa, ainda que com o reconhecimento de lacunas, uma vez que conferiu uma rica oportunidade formativa, além de agregar novos valores morais, profissionais, éticos e pessoais aos participantes do subprojeto.