Este trabalho relata a experiência vivida em um Projeto de Extensão intitulado “Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: Intervenções científico-prática”, uma parceria entre a Instituição de Ensino Superior e escolas da rede pública da cidade. Essa parceria proporciona aos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas a possibilidade de poder contribuir como monitores nas aulas de Ciências realizando práticas de ensino mais dinâmicas. Para tanto, o clube de Ciências está sendo desenvolvido no espaço físico do laboratório de Ciências da escola. Para concretização destas atividades utiliza-se materiais de fácil acesso e baixo custo dando sempre a possibilidade aos alunos de reproduzirem as mesmas atividades em outras oportunidades, o que possibilita a expansão do conhecimento para outras pessoas, como exemplo seus familiares. A parceria entre a Universidade e a escola pública permite a realização deste projeto de extensão, na qual os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas puderam trabalhar como monitores nas aulas de ciências, facilitando a relação entre teoria e prática, o que contribui para a construção da sua identidade profissional docente.