Para a construção deste artigo, partiu-se da problemática da família e escola e de como essas instituições são essenciais para a formação integral da criança, caracterizadas por instituições sociais, responsáveis pela educação e socialização. Partindo desse pressuposto, o Programa Comunidade Escola da cidade de Curitiba, realizado na Escola Municipal Maria Marli Piovezan tem como eixos de atuação: a cultura, educação e cidadania, esporte e lazer, geração de renda e saúde, sendo desenvolvido aos sábados, constitui-se em uma oportunidade de formação para a docência dos alunos do Centro Universitário Internacional Uninter, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).O artigo tem como objetivos, analisar a dimensão do envolvimento das famílias na escola neste espaço e tempo, compreender como se dá a emancipação dos sujeitos e de que forma contribuem para o processo ensino aprendizagem dos alunos, assim como verificar as contribuições dos acadêmicos nas atividades desenvolvidas em prol de uma educação qualitativa. Dentre os eixos trabalhados no Projeto, o presente texto abordará a educação e cidadania, na perspectiva de emancipação daqueles que participam das atividades na escola. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e como arcabouço teórico principal, as ideias de Paulo Freire. Como resultado, considerou-se que a presença da família na escola é essencial no ensino e aprendizagem e que esses momentos contribuem significativamente na formação para a docência.