O presente relato tem como objetivo analisar o desenvolvimento de atividades realizadas para o Dia da Família na Escola (Dia D) por duas discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Bacanga, 2022-2024. Utilizou-se da metodologia descritiva que visa analisar as atividades elaboradas a partir do viés da educação para as relações étnico-raciais. Assim, aborda-se as contribuições das ações desenvolvidas para a aprendizagem dos/as estudantes do ensino fundamental, respaldados no diálogo com Oliveira e Machado (2018) e Vieira (2012). Foram destacadas para o relato as propostas sob o amparo do Subprojeto do referido programa, o qual tem por tema: “Construindo uma pedagogia antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental”. Especifica-se que as ações em destaque ocorreram nas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola-campo do Programa, sendo esta pertencente à rede municipal de São Luís, Maranhão. Nesse sentido, aborda-se as ações de leitura com temática da educação étnico-racial, além de (re)afirmar conhecimentos a partir de rodas de conversas sobre o que foi lido. Ademais, foi incluído o ato de apresentação e aprofundamento do tema através de tecnologias e manuseio de materiais de apoio, além do desenvolvimento criativo das crianças sobre as questões tratadas.