A pandemia do COVID-19 trouxe consigo grandes impactos para o mundo todo, tanto durante o pico das contaminações pela doença, que teve seu início em 2020 no Brasil, quanto no período pós-pandemia, o qual enfrentamos atualmente. Em ambos períodos, a educação, assim como praticamente todas as demais áreas da sociedade, foi amplamente afetada em seu fazer pedagógico, precisando adaptar-se à nova realidade, que contou com o ensino remoto e enfrentou dificuldades como a falta de acesso às tecnologias e falta de preparo tecnológico de uma parcela dos profissionais da educação. Contudo, ao retornar para as salas de aula, a realidade enfrentada pela rede escolar segue amplamente desafiadora, ao se deparar com os reflexos do ensino do período não presencial, dentre os quais encontram-se sintomas como depressão, ansiedade e sedentarismo dos alunos e professores, acarretados pelo longo período de isolamento. Além disso, fatores como a aprendizagem e a relação professor aluno foram afetados negativamente durante esse período, de modo que os alunos encontram dificuldades em relacionar-se entre colegas e professores, o que consequentemente dificulta ainda mais os processos de ensino e aprendizagem. Considerando isso, este trabalho visa evidenciar as adversidades e os obstáculos gerados entre o professor e o ensino remoto, como também expor quais foram os impactos na aprendizagem dos alunos, além das relações interpessoais. Dentro disso, considera-se de suma importância a permanência do uso correto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) nas escolas para que o ensino e a aprendizagem se efetivem.