Este artigo apresenta as atividades desenvolvidas pelos residentes do Programa Residência Pedagógica na escola Centro Educa Mais Paulo VI, São Luís/MA. Com o intuito de promover as discussões sobre a formação de professores e os saberes docentes neste relato de experiência, diante da reforma do Novo Ensino Médio, buscamos analisar o campo de atuação do profissional docente a partir de proposições teóricas-metodológicas, com ênfase para a formação e a prática docente, aspectos fundamentais na construção da identidade dos futuros professores de História. Este estudo fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa a partir da perspectiva freiriana, desenvolvendo a pesquisa participativa no envolvimento das atividades propostas pelo projeto da docente orientadora “A Residência Pedagógica (PRP): Fortalecendo e aperfeiçoando a formação inicial de professores de História”. 3A experiência obtida por meio do programa favoreceu a noção sobre a área e a identidade profissional dos residentes como futuros professores, a partir da compreensão dos aspectos organizacionais da escola, o seu funcionamento e as problemáticas que o Novo Ensino Médio trouxe para o ensino de história.