Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da aplicação de um jogo denominado potes biológicos ao processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio nas aulas de biologia. O jogo consiste em estimular os estudantes a lançar bolinhas em direção aos potes com perguntas de diversos assuntos relacionados à biologia. Sorteada a pergunta, os alunos são incentivados a questionarem, revisarem e compararem o que sabem com o colocado em discussão. O jogo conta com uma diversidade de perguntas, incluindo verdadeiro/falso, e questionamentos simples/complexos do cotidiano dos participantes. A atividade proposta tinha como meta instigar nos estudantes a articulação de diferentes saberes para chegar a respostas e abranger um espectro amplo de tópicos biológicos. O referencial teórico tem como base teorias socioconstrutivistas que destacam a importância da interação social e da reflexão no processo de aprendizado. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) por bolsistas do PIBID de biologia da UFRPE. A metodologia utilizada propõe a estimulação do pensamento crítico e revisão de conceitos de forma didática e participativa dos estudantes. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de observação participantes e o diálogo com os educandos sobre suas respostas durante a atividade. Os principais resultados evidenciaram que os educandos foram estimulados a questionar os seus conhecimentos prévios, buscaram respostas e refletiram de forma colaborativa. Além disso, o jogo oportunizou aos estudantes revisarem temas já vistos em sala de aula de forma lúdica e prazerosa.