O diagnóstico da realidade escolar é um instrumento para investigação do contexto da escola, essa ferramenta tem por objetivo investigar a realidade espacial na qual a escola está inserida, retratando as dificuldades a partir de diferentes categorias de investigação, analisando a escola desde a sua infraestrutura física e as problemáticas dos indicadores educacionais além dos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do contexto da cidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar como ocorreu o processo de elaboração e aplicação do diagnóstico da realidade escolar aplicada na escola Cecília Estolano Meireles, localizada no município de Cajazeiras/Paraíba, essa ferramenta visa dar subsídios aos alunos do PIBID sobre a realidade escolar na qual ele está inserido. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo visando contemplar 05 categorias de investigação para a realização do diagnóstico, tais como: 01) Caracterização, descrição e análise do espaço geográfico do município e da cidade onde o subprojeto está sendo realizado; 02) Caracterização, descrição e análise do entorno da escola, desde aspectos paisagísticos até a mobilidade urbana; 04) Análise dos indicadores do Censo Escolar do município de Cajazeiras e 05) Elaboração e aplicação de questionário socioeconômico e cultural, dirigido aos estudantes da turma em que desenvolverá as atividades de iniciação a docência. Assim, a partir da análise das categorias supracitadas, obtemos uma grande base de dados sobre a realidade escolar, sendo importante para as futuras ações para os pibidianos que poderão modificar suas metodologias a partir da realidade do aluno.