A formação da identidade é um processo influenciado pelas interações sociais ao longo da vida da criança. A escola desempenha um papel crucial nesse processo ao oferecer um ambiente social distinto e enriquecedor. Este trabalho apresenta resultados de intervenções pedagógicas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) que buscaram influenciar a formação da identidade na educação infantil, reconhecendo a singularidade de cada criança e promovendo atividades de incentivo à exploração da própria identidade. A metodologia envolveu a leitura de referencial teórico proposto pelas orientadoras do subprojeto de Pedagogia do Pibid, bem como a análise do projeto político pedagógico da escola em que foi realizada a intervenção, observações participativas, registros e narrativas como ferramentas de reflexão crítica sobre as experiências das crianças e dos educadores. A partir das observações, identificamos a importância de abordar temas como a natureza e a identidade nas atividades pedagógicas. No decorrer de um conjunto de intervenções com o objetivo de conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças, destacamos uma experiência particular que demonstrou a relevância da representatividade na formação da identidade.