A formação de professores envolve diversas instituições de diferentes níveis e etapas do ensino formal regulamentado pela Lei nº 9.394, de dezembro de 1996. Nesse sentido, universidades, faculdades e centros universitários visam preparar profissionais capacitados para o mercado de trabalho e dotados de características específicas às diferentes áreas do conhecimento, que possam contribuir para sua atuação em escolas de Educação Básica, que exercem a função de instrução geral básica de jovens e adultos. Nesta produção, elaborada a partir de experiências docentes e de supervisão no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no município de Palmeira dos Índios/AL, discutimos as relações entre ambos os níveis de ensino e as consequências na formação de professores, considerando o PIBID como uma ferramenta de aproximação entre teorias e práticas docentes. Portanto, analisamos as possíveis “lacunas” identificadas na formação de professores de História no município e o processo de iniciação à docência nas atividades do Programa. Autores como Goi (2014), Mesquita e Fonseca (2006), Cerri (2013), Almeida (2018) e Bittencourt (2008) embasaram as reflexões permeadas pelas proposições de Cardoso (1986) e Oliveira (1996) acerca do estudo de campo, principal ferramenta a subsidiar as informações desse estudo.