O presente trabalho trata-se dos resultados da execução de um projeto de longa duração desenvolvido em um colégio do município de Francisco Beltrão-PR, este consiste na construção de uma horta no espaço escolar, tendo como objetivo (1) demonstrar as técnicas de produção das formas de preparo da horta; (2) a percepção do tempo do ciclo biológico pelo alunado e seu envolvimento com os valores/recursos. Os professores e pibidianos buscaram relacionar os conteúdos abordados em sala de aula com as práticas desenvolvidas, abordando tipos de solo, ciclo biológico das plantas, sustentabilidade, relação custo benéfico, entre outros temas, desde modo relacionado a teoria à prática. As atividades não aconteceram de modo liderar, tendo avanços e retrocessos, consistindo em momentos de preparação do solo, plantio, manuseio e manutenção, assim como palestras e visitas técnicas, neste momento torna-se fundamental ressaltar que os estudantes participaram de todas as atividades, alternando o interesse entre os mesmos. Ao analisarmos os resultados foi possível acompanhar a evolução do plantio, interesse dos participantes ao desenvolver as atividades propostas, habilidades dos mesmos ao relacionar o conteúdo teórico com as praticas propostas em momentos de conversa e debates entre professores, pibidianos e estudantes.