O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos presenciais que se dedicam ao estágio em escolas públicas. Estes estudantes, quando concluem seus cursos, assumem o compromisso de atuar como professores na rede pública de ensino, contribuindo significativamente para elevar a qualidade da formação superior dos futuros educadores. O presente trabalho tem como objetivo mostrar, por meio de relatos de experiências de professores e estudantes de graduação, a importância do papel protagonista dos graduandos de licenciaturas durante as práticas do PIBID e que essas práticas têm influenciado positivamente o processo de ensino e aprendizagem das crianças envolvidas no programa. As experiências e relatos compartilhados neste trabalho são fruto das vivências durante o decorrer das atividades desenvolvidas na EMEB Professor Aldo Prata, Franca/SP (escola escolhida por meio do edital CAPES nº 23/2022 em colaboração com a Universidade de Franca - UNIFRAN, durante o primeiro e segundo semestre do ano de 2023 em uma sala de 5º ano. A implementação do Programa apresentou desafios significativos que levaram os graduandos a desenvolver suas habilidades e a adotarem um papel protagonista em seu processo de formação.