O estudo sobre representações docentes encontra guarida na responsabilidade que os docentes que atuam na formação de professores sentem de problematizar questões relativas a seu fazer profissional e de contribuir para que as representações construídas sejam cristalizadas e/ou transformadas. Nosso objetivo no presente trabalho consiste em analisar as representações sobre o trabalho docente construídas por residentes nas áreas de ensino: língua materna (português) e língua estrangeira (espanhol). Para esse fim, tomamos como corpus de análise relatórios e portfólios produzidos pelos alunos do Curso de Letras da Unilab-CE e por residentes do curso de Letras Espanhol da UFC, no Programa desenvolvido no período de agosto 2018 a março de 2020. Buscaremos responder às seguintes questões: 1. Que representações os residentes constroem sobre o trabalho docente durante a vivência da Residência Pedagógica nas escolas-campo? 2. Como os alunos residentes se posicionam sobre a proposta do Programa e a ressignificam no seu itinerário formativo? Para análise das representações, utilizamos principalmente o quadro teórico-metodológico de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Assumimos como categorias de análise os mecanismos enunciativos (vozes e modalizações), uma vez que nos possibilitam verificar a expressão da atitude do actante em relação ao que é dito sobre um determinado tópico discursivo.