No contexto do ensino público brasileiro, a implementação de práticas pedagógicas inovadoras é essencial para despertar o interesse dos alunos pelas ciências e biologia. O uso do microscópio como ferramenta educativa desempenha um papel crucial ao permitir a exploração detalhada do mundo microscópico, instigando a curiosidade e a compreensão dos fenômenos biológicos. Introduzir experimentos práticos e interativos no ensino fortalece a aprendizagem, capacitando os estudantes a aplicar teorias na observação direta, instigando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Tais práticas também fomentam a investigação científica desde cedo, contribuindo para a formação de futuros cientistas. A integração proporcionada pelo PIBID entre o Ensino Superior e a Educação Básica oferece espaço para a contextualização de práticas educativas conforme as incongruências da estrutura social e as necessidades básicas relacionadas ao letramento científico exigido por textos da política educacional brasileira. No entanto, para uma implementação eficaz, é necessário investimento em capacitação de professores, acesso a recursos e adaptação curricular, visando enriquecer o aprendizado em biologia, promovendo uma educação de qualidade e o desenvolvimento de habilidades científicas nos alunos.