Neste estudo, alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Pelotense, em Pelotas, Rio Grande do Sul, participaram de uma abordagem educacional conduzida por estudantes de Licenciatura em Computação do campus Pelotas do IFSul, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os alunos instrutores ministraram aulas de computação, usando o tema do bullying de forma integrada aos conteúdos de informática. A iniciativa ocorreu em agosto de 2023, visando conectar a temática do bullying com a habilidade da empatia. O objetivo era estimular os alunos a compreenderem melhor seus colegas, identificando preocupações compartilhadas e promovendo um ambiente de apoio mútuo. Inspirados pelas reflexões de Edith Stein, a abordagem se baseou na capacidade de perceber semelhanças entre indivíduos, destacando que a empatia não é identidade, mas reconhecimento de coexistência. Durante o projeto, os 32 alunos, de uma turma diversa em questões de etnia, religiosidade, sexualidades etc, discutiram angústias pessoais e praticaram a ética da escuta. No contexto contemporâneo, com o uso crescente das redes sociais, a abordagem se tornou especialmente relevante para lidar com expressões individuais que se entrelaçam na coletividade. O projeto buscou sensibilizar os alunos sobre a importância da empatia, incentivando seu uso não apenas na escola, mas também em situações cotidianas. O estudo proporcionou uma oportunidade valiosa para explorar e discutir questões complexas e pertinentes à realidade dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor.