A Educação Ambiental, pode ser compreendida, como um conjunto de ações que objetiva auxiliar na proteção do Meio Ambiente, formando cidadãos que compreendam suas responsabilidades cotidianas, por exemplo, por meio de seus hábitos de consumo. Todas as instituições de ensino têm a função de tratar dessa temática, que deve ser difundida de forma transversal, pois perpassa por todos os ramos do conhecimento. E apenas assim com a difusão dos saberes integrados teremos cidadãos críticos, que compreendam, por exemplo, o funcionamento da estrutura de coleta e tratamento dos resíduos sólidos nas cidades brasileiras e o seu papel neste contexto. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), dispõe dos princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes da gestão integrada deste tipo de resíduos em todo o país. Campo Grande/MS, buscando estar em conformidade com a PNRS, possui em seu perímetro urbano locais específicos para descartes de resíduos sólidos, em especial resíduos volumosos e de construção civil, os chamados ECOPONTOS. Alunos da Escola Estadual Hércules Maymone, pesquisaram o funcionamento da gestão de resíduos sólidos das sete regiões urbanas deste município. Identificaram pontos de descartes irregulares, registrando dados e fotos, como data, localização etc. Diante dos dados coletados e da formação de um banco de dados, trabalhamos com os principais elementos cartográficos (coordenadas geográficas, projeção, simbologia, legenda, fontes etc.), visando entender de forma prática seus significados. Como resultado da pesquisa elaborou-se um mapa com os dados coletados, permitindo disseminar e territorializar a Educação Ambiental Crítica e a percepção dos alunos sobre a mesma.