O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que fomenta projetos institucionais de residência pedagógica implementados por meio de Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica. Essa experiência mais aprofundada do estudante de licenciatura com a sala de aula, proporciona uma maior vivência como professor em todo o âmbito escolar. O objetivo deste trabalho é descrever a vivência experienciada na etapa de ambientação do subprojeto Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, localizada em São Luís, MA. Essa etapa compreende a familiarização com a prática docente por meio do reconhecimento e observação semi-estruturada na escola e em sala de aula. É importante demarcar que a escola localiza-se em uma região reconhecida como quilombo urbano e isso ressalta aspectos importantes nos perfis dos estudantes e da própria organização da escola. Este Trabalho é uma pesquisa descritiva qualitativa, do tipo relato de experiência. A inserção na escola-campo foi gradual e ocorreu após algumas reuniões on-line com a preceptora e os seis residentes. Ficou demarcado que o PRP subprojeto Educação Física UFMA possibilita aos seus residentes e preceptores uma inserção escolar embasada em referenciais e suporte teórico-metodológico, oportunizando assim, que haja maior segurança na atuação por parte dos residentes e uma análise mais crítica das vivências e experiências em aula.