Este trabalho é referente ao programa de bolsa universitária, Residência Pedagógica, do curso de Educação Física em licenciatura da UNESC/Criciúma que tem como objetivo fazer o aluno se reconhecer como professor, trazendo o acadêmico a campo juntamente com um professor preceptor, realizando a observação das aulas de Educação Física juntamente com uma análise de conjuntura escolar. A escola de atuação é municipal, localizada em Criciúma/SC, com turmas de 1° ao 9° ano do ensino fundamental. O conteúdo escolhido foi ginástica com os objetivos: Compreender as diferenças de ginásticas existentes e conhecer os elementos básicos da ginástica com e sem materiais, de forma individual e em grupos, adotando procedimentos de segurança; Identificar na história a origem da Ginástica e as necessidades humanas que fizeram com que a Ginástica fosse criada; O planejamento se deu em 11 linhas de ações sendo que cada bolsista ficou responsável por atuar duas aulas cada. A proposta didático metodológica que embasou a organização do ensino foi a Critico-Superadora, elaborada pelo Coletivo de Autores (1992) que tem como base o materialismo histórico e dialético e a psicologia histórico-cultural. O resultado que aqui tratamos, é o do processo de todo o ensino-aprendizado que nós tivemos quanto formação neste primeiro semestre, tanto no lugar de acadêmicos, quanto no lugar de bolsistas do programa observando e atuando na escola. Estar na escola, tratando da da cultura corporal, abordando de forma como este conteúdo chegasse aos estudantes contribuindo para sua a formação humana.