O presente trabalho investiga os alunos das turmas de 8°s anos da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues - Assú/RN, em relação a como se sentem ao usar a oralidade dentro de sala de aula durante as aulas de Língua Inglesa. As discussões estão voltadas para o eixo temático Processos de Ensino e Aprendizagem, que trata acerca de questões metodológicas e de prática docente, envolvendo assim, a oralidade como parte inerente a este processo. Como objetivo, pretende-se de modo geral analisar a possível relação entre questões relacionadas à segurança e insegurança dos alunos e o desenvolvimento da oralidade no ensino de Língua inglesa dos alunos de 8°s anos. Para tanto, buscou-se responder a seguinte indagação: Como o aluno se sente com o uso da oralidade nas aulas de língua inglesa? Como aporte teórico, apoiou-se nos estudos de Souza (2012), Rogers (1969) e Duarte (2004) acerca dos processos que facilitam ou dificultam a oralidade em Língua Inglesa na sala de aula. O corpus de pesquisa foi constituído a partir de enquetes aplicadas via WhatsApp junto aos alunos, com perguntas adaptadas de Souza (2012). Com base na análise dos instrumentos de coleta de dados, verificou-se que os sentimentos dos alunos em relação ao uso da oralidade dentro de sala de aula podem variar de acordo com a atitude do professor, o ambiente da sala de aula e as oportunidades de prática.