O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência de um planejamento que foi pensado e desenvolvido por residentes do subprojeto Interdisciplinar Letras Português e Letras Português/Inglês do Programa Residência Pedagógica da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Esse planejamento foi idealizado e criado com o intuito de ser aplicado com estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, localizada em Estrela/RS, instituição parceira do Residência Pedagógica, da Univates. A proposta trouxe como objetivo levar uma obra do gênero dramático para os estudantes, a fim de que se familiarizassem ainda mais com o gênero que já vinha sendo trabalhado em aula com a professora na escola, além de conhecerem uma peça teatral significativa no meio literário. O trabalho com a peça foi feita a partir de diferentes perspectivas: escrita, oralidade, estrutura, gênero, autor, contexto da obra e como dialoga com o presente, dentre outros aspectos. Para colocar em prática o estudo do gênero dramático, decidiu-se trabalhar com a obra Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, o qual é considerado um auto de moralidade e um clássico da literatura em língua portuguesa.