O presente trabalho é um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP, no subprojeto de matemática na escola campo, a Escola de Aplicação Professor Chaves – EAPC localizada no município de Nazaré da Mata em Pernambuco enquanto bolsista deste projeto de extensão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A atividade realizada foi um evento cujo os protagonistas foram os alunos dos sétimos anos, anos finais do ensino fundamental. Neste evento estes alunos foram os protagonistas do processo de aprendizagem, de tal forma que a aprendizagem foi significativa, ou seja, teve sentido para os discentes. Partindo do pressuposto que ao ensinar por meio de jogos há a possibilidade de formação de alunos críticos e de derrubar algumas barreiras de aprendizagem inerente ao método tradicional de ensino, e que os alunos devem ser autônomos em suas decisões e ativos neste processo de ensino e aprendizagem, o evento intitulado de II Expo Matemática – EAPC fez com que os alunos dos sétimos anos escolhessem, produzissem e apresentassem jogos matemáticos que trabalhassem o raciocínio lógico e conceitos matemáticos. Com isso, os alunos se divertiram, aprenderam e desenvolveram a criticidade ao repassar as regras dos jogos para as demais turmas da instituição de ensino que prestigiaram o evento.