O resumo expandido tem como finalidade relatar a experiência vivenciada na oficina realizada em formato online junto ao Subprojeto de Língua Portuguesa - do Programa de Residência Pedagógica, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), com o intuito de mostrar como a tecnologia e o uso de ferramentas digitais contribuem para o ensino de língua portuguesa, despertando um novo olhar e introduzindo os multiletramentos digitais como parte essencial para o desenvolvimento educacional. Como contribuição teórica, esse relato fundamentou-se em Velloso (2014) que discute a relação facilitadora entre tecnologia e ensino, Lima(2021) tratando sob as novas perspectivas do professor mediante o ensino remoto e os desafios no ensino de Língua Portuguesa e Rojo e Moura (2012) que contribui com os conceitos acerca dos multiletramentos e sua importância no ensino. Como metodologia, tem-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, preocupando-se em destacar os benefícios que a tecnologia traz para a educação. A experiência nos auxiliou a perceber que a internet, se tratando de um recurso tecnológico voltado para a área educacional, tem muito a contribuir para o desenvolvimento de um ensino modernizado e adaptado. Dessa forma, enfatizamos a importância do uso de ferramentas tecnológicas junto ao ensino educacional, como alternativas que nos aproximem de uma educação moderna. Destacamos ainda que em meio a tudo isso se faz necessário formações pedagógicas com os professores para que estes consigam utilizar as ferramentas digitais como um auxílio nas suas aulas.