Neste trabalho apresentaremos possibilidades de uso de uma proposta metodológica com obras de arte para o desenvolvimento do pensamento crítico. Essa proposta de formação docente foi realizada junto aos estudantes do Núcleo de Filosofia do Programa Residência Pedagógica da UFMG e fundamentou-se nas rotinas de pensamento desenvolvidas pelo Project Zero da Universidade de Harvard, em especial aquelas propostas por Shari Tishman e Ron Ritchhart. A metodologia consistiu na capacitação dos residentes e preceptores através de oficinas denominadas “Desenvolvendo o Pensamento Crítico Através da Arte”; em seguida, foram selecionadas e desenvolvidas rotinas de pensamento, unindo obras de arte visuais e temas filosóficos, com estudantes do ensino médio nas três escolas públicas integrantes do Programa Residência Pedagógica da UFMG. Dentre as possibilidades dessa proposta destacamos a importância das obras de arte no ensino de filosofia como mediadoras da capacidade de os estudantes fazerem perguntas e compartilharem seus argumentos e percepções em sala de aula; o estímulo de práticas de ensino não tradicionais; o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de disposições intelectuais como pensar sob diferentes perspectivas, realizar observação atenta, estabelecer conexões, além de desenvolver o diálogo e a empatia.