Este artigo aborda a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para a aquisição da leitura e escrita, enquanto analisa o desequilíbrio nos níveis de alfabetização em sala de aula. Destaca-se que o processo de aprendizado fora do ambiente escolar é assistemático e casual, mas a escola assume a responsabilidade de sistematizar esse processo de maneira planejada. O foco foi o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças dos primeiros anos, evidenciou-se que os alunos estavam em diferentes níveis de escrita e leitura, com alguns ainda no nível pré-silábico ou silábico sem valor sonoro, criando um desequilíbrio na sala de aula.O projeto envolveu etapas que abordaram diferentes aspectos da consciência fonológica, desde a diferenciação de palavras individuais e frases até a manipulação de fonemas em palavras. Observou-se que o uso de materiais concretos facilitou o entendimento das crianças. O desenvolvimento da consciência fonológica começa com a percepção visual e se expande para a compreensão das unidades sonoras da língua, como palavras, sílabas e fonemas.