Este trabalho apresenta relatos de experiências de docentes, graduados e em formação através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), com o objetivo de analisar os impactos do programa para o município de Nova Olinda do Norte/AM, tratando as memórias das experiências vividas baseadas em narrativas dos professores formados/ em formação pelo Parfor. Para a realização deste estudo utilizou-se questionários com cinco perguntas abertas. As narrativas docentes trazidas por este estudo evidenciam os impactos, as contribuições e as futuras demandas do programa Parfor para o município de Nova Olinda do Norte. Desse modo, verificou-se que os cursos ofertados pelo Parfor ainda são extremamente necessários para o município de Nova Olinda do Norte no Amazonas. Os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática foram os mais citados como fundamentais para atender as demandas atuais e urgentes dos professores do município. Sem dúvida, os relatos dos entrevistados confirmam que o programa oportuniza aos docentes que precisam de uma formação, uma graduação de qualidade que seja ofertada mais possível da cidade em que moram, uma vez que muitos professores cursistas são oriundos de comunidades rurais distantes da sede onde é ofertado o curso. Dessa forma, são inúmeros os impactos positivos dessa política pública, sobretudo para os municípios mais longínquos do estado, porém deve-se considerar que sua continuidade precisa ser aperfeiçoada e contextualizada para um melhor desenvolvimento da educação básica do país, em especial, da região norte.