Introdução: a acessibilidade é um termo inovador para abrir os horizontes e efetivar a participação dos alunos nos processos de ensino, viabilizando um ambiente inclusivo, reconhecendo as necessidades de cada aluno. Objetivo: traçar o perfil de acessibilidade em escolas públicas do município de Francisco Sá – MG. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal. Amostra composta por 8 (oito) escolas públicas de Educação Básica do município de Francisco Sá – MG. Foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms. Foi realizada estatística descritiva com valores em frequência real e absoluta através do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 26.0 para Windows. Resultados: a maioria das escolas possui um número considerável de estudantes com deficiência e/ou transtornos matriculados, 62,5% entre 11 e 20 estudantes. Verifica-se o número reduzido de Salas de Recursos Multifuncionais. Ainda é possível verificar que os profissionais de apoio estão presentes em todas as escolas pesquisadas (100%). Considerações finais: foi possível depreender a importância do profissional de apoio aos estudantes com deficiência e/ou transtorno, uma vez que faz parte das estratégias de uma Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Ainda há muito o que se refletir e agir para a implantação de Salas de Recursos em municípios de pequeno porte. As políticas afirmativas de inclusão estão tendo resultados satisfatórios para o público alvo da Educação Especial. No entanto, ainda faltam pesquisas com relação à formação e atuação dos profissionais de apoio nas escolas regulares comuns.