Este trabalho faz uma abordagem sobre o uso das Geotecnologias como ferramenta pedagógica para ensinar conteúdos geográficos no Ensino Fundamental II, tendo como referência de a aprofundamento o uso do software Google Earth. A pesquisa aqui apresentada compreende parte do estudo desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC intitulado “As Geotecnologias como recurso didático no ensino de Geografia”, realizado numa escola pública da cidade de Farias Brito, no estado do Ceará. Desse trabalho, situamos o capítulo voltado para análise dos potenciais e das abordagens que podem ser empregadas nas aulas de Geografia utilizando o Google Earth. Para alcançar esse objetivo, foram considerados procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental que orientaram a posterior elaboração de sugestões metodológicas e de atividades para possível implementação em sala de aula. Através desse percurso, tornou-se possível sistematizar as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia na escola, especialmente no que se refere a atividades pedagógicas que visam promover o desenvolvimento dos conteúdos cartográficos e geográficos nas aulas de Geografia.