Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AÇÃO DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103525
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1005
    "inscrito_id" => 4026
    "titulo" => "O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AÇÃO DO PIBID"
    "resumo" => "Neste trabalho buscou identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos do 2º ano do ensino médio integrado do curso de Estradas do Instituto Federal de Alagoas, seguida do desenvolvimento de ações desenvolvidas pelo PIBID para auxiliar na motivação e consequentemente na aprendizagem dos alunos sobre a temática Cinética Química. Foram desenvolvidas quatro ações, foram elas: pesquisa investigativa inicial, exploração do conteúdo, experimentação e pesquisa investigativa final. Nos primeiros resultados, observou-se os baixos índices de conhecimento acerca do conteúdo, assim como da motivação sobre a disciplina. Após as ações desenvolvidas e com a pesquisa investigativa final, compreendeu-se uma melhora significativa no conhecimento da temática em questão, assim como na motivação dos alunos no desenvolvimento das aulas. Partindo desses resultados, entende-se que as ações realizadas pelos pibidianos na turma auxiliaram no desenvolvimento dos alunos, demonstrando a eficiência das ações realizadas por eles."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID4026_TB1005_31082023175516.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO LIMA"
    "autor_email" => "eduardo.santos@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103525
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1005
    "inscrito_id" => 4026
    "titulo" => "O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AÇÃO DO PIBID"
    "resumo" => "Neste trabalho buscou identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos do 2º ano do ensino médio integrado do curso de Estradas do Instituto Federal de Alagoas, seguida do desenvolvimento de ações desenvolvidas pelo PIBID para auxiliar na motivação e consequentemente na aprendizagem dos alunos sobre a temática Cinética Química. Foram desenvolvidas quatro ações, foram elas: pesquisa investigativa inicial, exploração do conteúdo, experimentação e pesquisa investigativa final. Nos primeiros resultados, observou-se os baixos índices de conhecimento acerca do conteúdo, assim como da motivação sobre a disciplina. Após as ações desenvolvidas e com a pesquisa investigativa final, compreendeu-se uma melhora significativa no conhecimento da temática em questão, assim como na motivação dos alunos no desenvolvimento das aulas. Partindo desses resultados, entende-se que as ações realizadas pelos pibidianos na turma auxiliaram no desenvolvimento dos alunos, demonstrando a eficiência das ações realizadas por eles."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID4026_TB1005_31082023175516.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO LIMA"
    "autor_email" => "eduardo.santos@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste trabalho buscou identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos do 2º ano do ensino médio integrado do curso de Estradas do Instituto Federal de Alagoas, seguida do desenvolvimento de ações desenvolvidas pelo PIBID para auxiliar na motivação e consequentemente na aprendizagem dos alunos sobre a temática Cinética Química. Foram desenvolvidas quatro ações, foram elas: pesquisa investigativa inicial, exploração do conteúdo, experimentação e pesquisa investigativa final. Nos primeiros resultados, observou-se os baixos índices de conhecimento acerca do conteúdo, assim como da motivação sobre a disciplina. Após as ações desenvolvidas e com a pesquisa investigativa final, compreendeu-se uma melhora significativa no conhecimento da temática em questão, assim como na motivação dos alunos no desenvolvimento das aulas. Partindo desses resultados, entende-se que as ações realizadas pelos pibidianos na turma auxiliaram no desenvolvimento dos alunos, demonstrando a eficiência das ações realizadas por eles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.