O presente trabalho descreve e discute o processo de construção de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) inserido ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) aliado também à Autoscopia como parte do processo de formação docente de alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana. O processo de planejamento didático é de extrema importância dentro da formação de licenciados, e os 7 passos propostos pela UDM conferem ao formando a oportunidade de abordar os conteúdos de forma mais reflexiva, analisando as nuances presentes em cada etapa anterior à aplicação da aula. A UDM é composta pelas seguintes tarefas: Caracterização do Contexto da Intervenção Didático-Pedagógica; Análise Científico Epistemológica; Análise Didático-Pedagógica; Abordagem Metodológica; Seleção dos Objetivos; Seleção de Estratégias Didáticas e Seleção de Estratégias de Avaliação. A metodologia se deu através de reuniões para planejamento e aplicação de aulas em ambiente de sala de aula simulada, contando com a participação dos outros alunos residentes, e também com a gravação das aulas para que posteriormente fosse realizado o processo de autoscopia. As etapas anteriores propiciam um percurso formativo plural contribuindo então para uma formação inicial de professores mais eficiente e reflexiva no que tange as intencionalidades inseridas à prática docente.