O trabalho discute a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como uma ferramenta valiosa para a formação de futuros professores. Reconhecendo o papel essencial destes profissionais no desenvolvimento da sociedade, o estudo destaca como o programa tem permitido que estudantes de licenciatura tenham contato direto com práticas docentes desde cedo em sua formação. Por isso, é considerado crucial para aprimorar a qualidade da educação e motivar os futuros educadores. A pesquisa das bolsistas fornece compreensões significativas sobre as práticas pedagógicas e dinâmicas de turmas do ensino médio. Através das observações, são destacadas as interações entre professores e alunos, a participação dos alunos e as estratégias de ensino utilizadas,o trabalho também explora a identidade docente que o PIBID ajuda a moldar, considerando questões políticas e epistemológicas ligadas à carreira docente. Desta forma,conclui-se o estudo enfatizando a importância do programa como um espaço de formação que vai além dos aspectos técnicos e pedagógicos, contribuindo para a construção de uma identidade profissional sólida. Também ressalta a necessidade de valorizar a carreira docente, proporcionando melhores condições de trabalho, salários condizentes e reconhecimento social.