O Programa Residência Pedagógica proporciona a possibilidade de imersão, por parte do discente, no ambiente da escola pública e observar as nuances do ofício do professor. As diversas contradições que envolvem a trajetória escolar dos alunos do período noturno são percebidas pelos residentes, e este trabalho buscou coletar informações, através de questionários, sobre suas rotinas diárias anteriores à sala de aula. Para a pesquisa a metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa para interpretação das respostas discursivas referente à concepção dos educandos sobre a disciplina de história. Para a compreensão dessas respostas, tomamos os pressupostos de Hartog sobre regimes de historicidade, além de Rüsen auxiliar na interpretação sobre a concepção histórica. Os resultados encontrados mostram que nas duas turmas pesquisadas, a maior parte dos estudantes são trabalhadores, com grande parcela dedicando mais de 8 horas por dia em seus empregos. Além disso, a concepção de história e tempo para os alunos demonstra uma forte conexão do presente com o passado, mas não consta projeção de futuro a partir do conhecimento histórico. Os resultados apresentados são de alunos que têm seu tempo tomado pelo trabalho, além de sua projeção de futuro ancorada e, possivelmente, enclausurada no presente.