A educação sexual é compreendida muitas vezes como um assunto só para adultos e, de acordo com Yano & Ribeiro (2011), uma grande quantidade de mitos, preconceitos, medos e preocupações desnecessárias poderiam ser poupadas com esclarecimentos suficientes para a formação da autoimagem infantil, o que pode ser feito por uma apresentação didática da anatomia humana, não apenas na escola, mas também em casa. Assis & Bonne (2017) evidenciam que falar sobre sexualidade é um grande desafio dentro da escola, principalmente na educação infantil. Reis, Muzzeti & Leão (2014) ressaltam que a sexualidade, quando relacionada à infância, ainda hoje, é pouco falada e explicada e, por isso, permanece como uma terra incógnita para os adultos que a vivenciam como uma temática assustadora e, muitas vezes, proibida. Com isso, frente à grande relevância da educação sexual para o desenvolvimento infantil, assim como a inerência desse contexto na composição fisiológica de cada ser, este trabalho aborda diferentes aspectos interligados a esse processo dentro da escola, evidenciando possíveis métodos de atuação dos profissionais para com a temática, com enfoque na ação da pedagogia.