O instrumento mais potente do professor, é a arte de planejar, produzir e executar o seu plano de aula, buscando alcançar uma aprendizagem real e significativa de seus estudantes. O processo de criação coletiva de um planejamento de aula no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), está inserido em uma das avaliações, com o objetivo de preparar o futuro professor para a prática docente. No processo de criação do plano de aula nos deparamos com significativos compartilhamentos de ideias, com outras perspectivas de conhecimentos e vivências, além da potencialidade de argumentar pontos de vista e aprender com os colegas. Durante o Programa, somos surpreendidos com a palavra transdisciplinaridade muitas vezes. Os trabalhos em grupos nos proporcionam uma prévia acerca da elaboração do planejamento docente. A transdisciplinaridade permite ao estudante e também o professor unir conhecimentos de diversas áreas em uma única sequência didática, produzindo um conhecimento mais amplo. O resultado da nossa experiência coletiva, de organizar e elaborar um planejamento, resultou numa sequência didática que contempla seis dias. Baseando-se no livro, foram desenvolvidas algumas atividades com um teor mais experimental e com foco na ludicidade. Ao longo das aulas do PIBID, estudamos e analisamos sobre os processos de observação, exposição e criação de uma aula, conforme apresentado anteriormente, o planejamento é a peça principal da autoria do professor. Para isso é importante que nós, iniciantes da docência, podermos nos debruçar sobre a criação e a execução do plano de aula.