O presente artigo tem como objeto de estudo a utilização dos jogos nos processos de alfabetização e no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, numa perspectiva construtivista. Foram propostas aos estudantes diversas atividades como, por exemplo, feche a caixa e jogo das sílabas, respectivamente com o fito de corroborar para a construção do pensamento abstrato a respeito dos números, incentivar a soma realizada mentalmente e compreender a ideia de números antecessores e sucessores; e reforçar o processo de alfabetização e letramento, identificando a sonoridade das sílabas e aumentando seu vocabulário. Participaram 8 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com idades entre 7 e 9 anos. Para os procedimentos realizaram-se onze intervenções precedidas de cinco observações em sala de aula, totalizando 64 horas. Analisando os desempenhos dos discentes durante as regências, conclui-se que foram dirimidas dificuldades no reconhecimento e na representação numérica, e na construção do sistema de escrita alfabética. Tiveram boa aceitação dos jogos e desafios como ferramentas pedagógicas, e percepção positiva dos jogos. A postura construtivista das pibidianas na proposição dos jogos e desafios promoveu um melhor proveito na utilização desses recursos.