Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA ESCOLA DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102918
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 3311
    "titulo" => "O PIBID NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "O PIBID desempenha um papel essencial na formação de professores de ciências nas escolas do campo, com foco na construção de saberes docentes dos licenciandos em Educação do Campo. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa explora o impacto do programa na EMEIF Demóstenes Ranieri durante abril a junho de 2023. O programa é vital na formação docente, promovendo experiências enriquecedoras que transcendem o conhecimento técnico e conectam os futuros professores com a realidade dos alunos e professores do campo. Essa imersão precoce na cultura profissional amplia a qualidade da graduação e o desempenho dos envolvidos. Especialmente na Educação do Campo, a participação é crucial. O programa estimula práticas pedagógicas alinhadas com a cultura local, com a vivência direta nas escolas do campo contribuindo para uma prática docente reflexiva e crítica. Incentiva a interação com a comunidade, fortalecendo os vínculos entre escola, famílias e outros atores do campo. Além disso, o PIBID possibilita intervenções diretas nas aulas de ciências. Os licenciandos colaboram com os professores para desenvolver atividades relevantes, como o recurso "Descomplica Misturebas", que utiliza materiais do cotidiano para ensinar conceitos de misturas. Isso leva a uma educação mais envolvente e significativa, tendo um papel crucial na formação de professores de Ciências nas escolas do campo. O PIBID não apenas amplia os saberes docentes, mas também conecta a teoria à prática, preparando os futuros professores para enfrentar os desafios das escolas rurais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3311_TB294_20112023201643.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÉO COSTA LAREDO"
    "autor_nome_curto" => "LÉO"
    "autor_email" => "laredoleo46@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102918
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 3311
    "titulo" => "O PIBID NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "O PIBID desempenha um papel essencial na formação de professores de ciências nas escolas do campo, com foco na construção de saberes docentes dos licenciandos em Educação do Campo. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa explora o impacto do programa na EMEIF Demóstenes Ranieri durante abril a junho de 2023. O programa é vital na formação docente, promovendo experiências enriquecedoras que transcendem o conhecimento técnico e conectam os futuros professores com a realidade dos alunos e professores do campo. Essa imersão precoce na cultura profissional amplia a qualidade da graduação e o desempenho dos envolvidos. Especialmente na Educação do Campo, a participação é crucial. O programa estimula práticas pedagógicas alinhadas com a cultura local, com a vivência direta nas escolas do campo contribuindo para uma prática docente reflexiva e crítica. Incentiva a interação com a comunidade, fortalecendo os vínculos entre escola, famílias e outros atores do campo. Além disso, o PIBID possibilita intervenções diretas nas aulas de ciências. Os licenciandos colaboram com os professores para desenvolver atividades relevantes, como o recurso "Descomplica Misturebas", que utiliza materiais do cotidiano para ensinar conceitos de misturas. Isso leva a uma educação mais envolvente e significativa, tendo um papel crucial na formação de professores de Ciências nas escolas do campo. O PIBID não apenas amplia os saberes docentes, mas também conecta a teoria à prática, preparando os futuros professores para enfrentar os desafios das escolas rurais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3311_TB294_20112023201643.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÉO COSTA LAREDO"
    "autor_nome_curto" => "LÉO"
    "autor_email" => "laredoleo46@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O PIBID desempenha um papel essencial na formação de professores de ciências nas escolas do campo, com foco na construção de saberes docentes dos licenciandos em Educação do Campo. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa explora o impacto do programa na EMEIF Demóstenes Ranieri durante abril a junho de 2023. O programa é vital na formação docente, promovendo experiências enriquecedoras que transcendem o conhecimento técnico e conectam os futuros professores com a realidade dos alunos e professores do campo. Essa imersão precoce na cultura profissional amplia a qualidade da graduação e o desempenho dos envolvidos. Especialmente na Educação do Campo, a participação é crucial. O programa estimula práticas pedagógicas alinhadas com a cultura local, com a vivência direta nas escolas do campo contribuindo para uma prática docente reflexiva e crítica. Incentiva a interação com a comunidade, fortalecendo os vínculos entre escola, famílias e outros atores do campo. Além disso, o PIBID possibilita intervenções diretas nas aulas de ciências. Os licenciandos colaboram com os professores para desenvolver atividades relevantes, como o recurso "Descomplica Misturebas", que utiliza materiais do cotidiano para ensinar conceitos de misturas. Isso leva a uma educação mais envolvente e significativa, tendo um papel crucial na formação de professores de Ciências nas escolas do campo. O PIBID não apenas amplia os saberes docentes, mas também conecta a teoria à prática, preparando os futuros professores para enfrentar os desafios das escolas rurais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.