O presente trabalho propõe reflexões sobre a formação inicial e continuada dos docentes, bem como o fortalecimento proporcionado pelo Programa do Residência Pedagógica tanto aos professores universitários como aos estudantes de graduação das licenciaturas. Mostra a importância do papel do professor frente ao conhecimento vivenciado no cotidiano, valoriza a prática da sala de aula como ponto de partida e propõe ao mesmo tempo a formação continuada com momentos de estudo, compreensão da ação e das estruturas do ensino. A questão educacional tem sido foco de muitos debates e estudos no Brasil, temas como qualidade da educação e o nível do ensino superior cada vez mais têm chamado a atenção da sociedade, em meio a estas discussões um tema tem se destacado, a formação inicial de professores. As políticas educacionais para a formação docente estão criando possibilidades que se atentem a esta realidade. O Programa Residência, que é subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES é um exemplo destas políticas. Neste sentido o objetivo deste é demonstrar como as ações do Residência Pedagógica contribuem na formação inicial do professor enquanto profissional da educação, proporcionando uma discussão reflexiva. Pretende-se, também, observar como que esta vivência contribui para promover a interação da teoria com a prática docente, na qual a escola de ensino público passa a ser um laboratório de pesquisa para os futuros docentes, pois é na participação ativa na escola que o licenciando consegue desenvolver e formar sua identidade como professor.