Este relato de experiência, elaborado com base nas experiências construídas ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, tem o objetivo de identificar as primeiras contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial em Pedagogia. Diante dessas constatações, neste trabalho destacamos as experiências construídas como Pibid para localizar aspectos que nos permite compreender melhor a docência. Com base nas vivências junto ao subprojeto Pedagogia e Educação Física entendemos a importância do trabalho coletivo e de compartilhar conhecimento, aspectos fundamentais para entender a docência e nos constituímos como sujeitos. Além de materializar a conexão entre universidade e escola, ensino superior e educação básica e docentes e discentes, para nós, bolsistas, o PIBID é um meio de potencializar nosso desenvolvimento pessoal e profissional e incentivar para que continuemos a cursar a licenciatura. Nós, autores deste resumo, destacamos que nosso ponto em comum é nossa participação no programa PIBID e a experiência que o mesmo nos oferece através das experiências vivenciadas. Estas vivências favorecem no processo de autoconhecimento e possibilitam seguir o pensamento de Larrosa (2018, p. 177), onde a experiência “é aquilo que nos passa, ou nos toca, ou que nos acontece e ao nos passar nos forma e nos transforma”. Com isso queremos dizer que a experiência que estamos tendo com o PIBID, nos favorece a colher bons frutos em nossa caminhada docente, pois aquilo que nos toca, nos transforma, somos sujeitos da experiência.