O processo de ação-reflexão-ação se constitui em elemento fundamental da formação docente, pois propicia o aprimoramento de práticas pedagógicas, com aprofundamento das teorias e conhecimento da diversidade de realidades da escola, bem como fomenta a construção de alternativas pedagógicas e a pesquisa sobre e com a prática pedagógica. Sua implementação visa possibilitar o fortalecimento e ampliação das experiências pedagógicas de docentes licenciandos(as) a partir da vivência do cotidiano das aulas, levando-os(as) a experimentar, problematizar, dialogar e refletir sobre o que é possível desenvolver no confronto com o contexto escolar. O presente artigo se traduz numa pesquisa participante, inspirada na fundamentação teórica da Educação Popular freiriana, que tem como objetivo discutir a formação permanente de professores de educação física, a partir do processo de ação-reflexão-ação, de forma a buscar a emancipação política dos docentes e estudantes, da universidade e da educação básica. Ações e projetos que estimulam a convivência e a integração dos(as) professores que atuam no âmbito do Ensino Básico com estudantes e docentes da Licenciatura, tendem a trazer benefícios e aprendizagem para todos(as) envolvidos(as), bem como fortalecimento da pesquisa e da prática pedagógica.