O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem o propósito fundamental de promover uma formação docente que integre a teoria à prática educacional e estabelece diretrizes claras que orientam a execução de atividades e serviços. Nesse contexto, este artigo se concentra nas experiências vivenciadas por uma residente participante do PRP, Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE), que desenvolve as suas atividades na Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho, localizada na cidade de Bom Jesus, sul do Piauí. Para compor o presente relato, foram empregados como recursos metodológicos os elementos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição dos eventos formativos vivenciados ao longo dos dois primeiros módulos do programa. Evidenciou-se a relevância significativa do PRP no contexto da formação docente, e através das experiências e atividades proporcionadas por esse programa, os futuros educadores são capacitados de forma abrangente e prática, preparando-se para os desafios que a sala de aula apresenta. As vivências na prática educacional, aliadas à supervisão de profissionais experientes, permitem aos participantes aprimorar suas habilidades pedagógicas, desenvolver uma compreensão mais profunda das dinâmicas escolares, formando professores preparados e confiantes.