O trabalho apresenta aspectos das ações desenvolvidas pela professora de Artes Visuais do CIEP 032 Cora Coralina - localizado no município de Duque de Caxias, na baixada fluminense do Rio de Janeiro - em parceria com estudantes de Licenciatura em Artes Visuais e bolsistas do projeto de pesquisa “Escola-Universidade-Escola: canais, conexões e intercâmbios na formação docente e na atualização escolar” em turmas de ensino médio do CIEP 032. Graças a uma dúvida inusitada de duas estudantes, foi apontado um desejo das turmas de discutir representatividade de gênero e sexualidade no cotidiano escolar. A partir deste interesse, ações pedagógicas foram planejadas e aplicadas, e sua observação crítica fez com que a professora e bolsistas refletissem sobre a possibilidade de construir uma ambiência dialógica entre educadores e estudantes como estratégia que promove a formação democrática e emancipatória, e a importância de tratar sobre a temática LGBTQIAPN+ na educação básica. Diante disso, a pesquisa discorre a respeito da relevância da escuta ativa e do debate sobre questões que atravessam o ser e o existir da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil à prática da arte educação e à formação de futuros professores. Partindo de um estudo de caso no CIEP 032, reflexões são propostas e discutidas por meio do que vivenciamos e observamos na escola e de referenciais teóricos, a fim de reiterar o dever da prática docente em prezar pela formação cidadã e pelo combate à intolerância.