A inclusão de pessoas com deficiência na escola e sociedade é um desafio que persiste e é pauta na formação de professores no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da Universidade do Estado da Bahia -UNEB. O desenvolvimento deste trabalho tem o objetivo de identificar o quantitativo de crianças, adolescentes, jovens e adultos de Chorrochó que apresentam algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação conforme LDB 9394/1996, transtornos, déficit e dificuldades de aprendizagem tendo em vista pensar processo inclusivos no município. A metodologia adotada foi a quantitativa (MINAYO 2001) com pesquisa de campo e análise documental (Gil, 2010). As coletas das informações envolveram moradores da sede e dos povoados de Chorrochó matriculados ou não na rede de ensino básico. O estudo foi realizado no município de Chorrochó, pelos alunos do curso de Pedagogia - Parfor/UNEB no contexto da disciplina Língua de Portuguesa para Surdos. Os resultados obtidos através da realização deste trabalho no município de Chorrochó -Ba encontramos muitas especificidades como: espectro do autismo nos os três graus, deficiência física e mental, suspeitas de transtorno desafiador opositor, baixa visão e cegueira total, surdez, dislexia entre outros; alguns com laudos, outros em fase de acompanhamento.