O presente trabalho tem por objetivo analisar o lugar do afeto na relação professoras e alunos, considerando as observações realizadas em sala de aula por um grupo de licenciandas em Pedagogia que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência — PIBID, do campus I da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Sabe-se que, no âmbito educacional, a relevância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem emerge como um elemento fundamental e indispensável nas interações humanas. Dessa maneira, a problemática que motivou esta investigação foi: qual o lugar do afeto na relação professoras e alunos nas escolas campo, parceiras do PIBID? Para esse estudo, a abordagem metodológica é de natureza qualitativa e desenvolvida através de um estudo de caso, com o uso da observação participante em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, bem como a análise de um questionário aplicado a três professoras supervisoras, principais sujeitos da referida pesquisa. Os resultados alcançados pretendem mostrar um vínculo de afetividade na escola entre alunos e professoras, de forma que possa impactar positivamente o processo de aprendizagem, e, sobretudo, frente à compreensão de como se dá a percepção do professor acerca das diferentes atitudes manifestadas pelos alunos diante do fazer pedagógico, num contexto de relações permeadas ou não pelo afeto, reconhecendo o ambiente escolar como um local privilegiado em que as trocas afetivas podem acontecer.