O seguinte trabalho foi desenvolvido como um relato de experiência em práticas docentes da área de biologia do programa Residência Pedagógica da PUC Minas, e teve por objetivo relatar o processo de aplicação de uma metodologia participativa de ensino que possibilitou a transmissão de conhecimentos a respeito da educação sexual em seus diversos aspectos para alunos do ensino médio. Para realização das atividades, o conteúdo esquematizado baseou-se em cartilhas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde como: Saúde da Mulher na Gestação, Parto e Puerpério; além de conteúdos audiovisuais independentes de plataformas digitais. Além do material teórico, também foram utilizados modelos anatômicos, preservativos masculinos, dentre outros materiais táteis para realização de aulas práticas. Para análise do aproveitamento da abordagem teórico-prática nas aulas, foi utilizado um jogo online na aplicação de uma pesquisa quali-quantitativa. Por meio das porcentagens de acertos e do desempenho dos alunos nas aulas, acredita-se que a metodologia foi eficiente em atender aos objetivos e apontar tópicos em que se vê necessário um reforço do tema para os estudantes. Este estudo possibilitou um contato dos alunos com um assunto de extrema importância para a saúde dos mesmos e conferiu aos residentes experiências na condução de práticas sobre assuntos considerados delicados.