O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se desenvolvido como um importante aliado na formação de licenciandos, tendo em vista sua proposta de aproximar a universidade, representada pelos pibidianos, e a Educação Básica. Nesse sentido, este artigo visa analisar as oportunidades que o PIBID proporciona aos estudantes que dele participam. Realizamos nosso estudo a partir da análise da atuação de bolsistas do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Procuramos refletir sobre o ensino de história, suas possibilidades e desafios e as contribuições do PIBID para a formação de futuros professores. Deste modo, refletimos sobre metodologias, recursos didáticos, habilidades e experiências problematizadas, postas em prática e adquiridas no decorrer do programa. Além de suscitar reflexões a respeito do ensino da história e a contribuição do PIBID; percebido como recurso para a inserção e desenvolvimento de novas formas de atuação no processo de ensino do qual se tornam protagonistas. Autores como Bittencourt (2001), Schmitd (2004), Prost (2007), entre outros foram consultados para sustentação deste trabalho; além destes, subsidiamos a ação em Verena Albert (1996, 2004) com a metodologia para entrevistas e Malinowski (1978) para pesquisa de campo. Portanto, após a realização da pesquisa, concluiu-se que o programa tem se demonstrado bastante importante no processo de formação de docentes e discentes no âmbito de ensino.