Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LITERATURA E MULTISSENSORIALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103740
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1263
    "inscrito_id" => 1045
    "titulo" => "LITERATURA E MULTISSENSORIALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência da elaboração e aplicação de uma sequência de quatro aulas regidas dentro de sala de aula de língua inglesa graças ao Programa da Residência Pedagógica para estudantes do curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o qual é fomentado pela CAPES. As aulas foram desenvolvidas com o intuito de utilizar a literatura, em conjunto com a abordagem multissensorial, para atrair a atenção e interesse dos estudantes. A partir da junção desses dois elementos, este trabalho busca, por meio de uma pesquisa qualitativa, demonstrar para os alunos e outros docentes interessados nas temáticas aqui abordadas maneiras diferentes de levar o texto literário para a sala de língua inglesa. A obra escolhida foi "Romeu e Julieta", uma obra teatral escrita por William Shakespeare, mas que foi adaptada por Williams (1998) para a história em quadrinhos. As atividades geraram um alto nível de engajamento dos alunos, evidenciando que a literatura e a multissensorialidade juntas alcançam resultados positivos. As maiores dificuldades se deram devido à falta de familiaridade com a turma, entendendo que todo ensino deve considerar as diferenças e particularidades de cada ambiente escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1045_TB1263_20112023174426.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUZA CANDIA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ Candia"
    "autor_email" => "beatrizcandia@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103740
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1263
    "inscrito_id" => 1045
    "titulo" => "LITERATURA E MULTISSENSORIALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência da elaboração e aplicação de uma sequência de quatro aulas regidas dentro de sala de aula de língua inglesa graças ao Programa da Residência Pedagógica para estudantes do curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o qual é fomentado pela CAPES. As aulas foram desenvolvidas com o intuito de utilizar a literatura, em conjunto com a abordagem multissensorial, para atrair a atenção e interesse dos estudantes. A partir da junção desses dois elementos, este trabalho busca, por meio de uma pesquisa qualitativa, demonstrar para os alunos e outros docentes interessados nas temáticas aqui abordadas maneiras diferentes de levar o texto literário para a sala de língua inglesa. A obra escolhida foi "Romeu e Julieta", uma obra teatral escrita por William Shakespeare, mas que foi adaptada por Williams (1998) para a história em quadrinhos. As atividades geraram um alto nível de engajamento dos alunos, evidenciando que a literatura e a multissensorialidade juntas alcançam resultados positivos. As maiores dificuldades se deram devido à falta de familiaridade com a turma, entendendo que todo ensino deve considerar as diferenças e particularidades de cada ambiente escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1045_TB1263_20112023174426.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUZA CANDIA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ Candia"
    "autor_email" => "beatrizcandia@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência da elaboração e aplicação de uma sequência de quatro aulas regidas dentro de sala de aula de língua inglesa graças ao Programa da Residência Pedagógica para estudantes do curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o qual é fomentado pela CAPES. As aulas foram desenvolvidas com o intuito de utilizar a literatura, em conjunto com a abordagem multissensorial, para atrair a atenção e interesse dos estudantes. A partir da junção desses dois elementos, este trabalho busca, por meio de uma pesquisa qualitativa, demonstrar para os alunos e outros docentes interessados nas temáticas aqui abordadas maneiras diferentes de levar o texto literário para a sala de língua inglesa. A obra escolhida foi "Romeu e Julieta", uma obra teatral escrita por William Shakespeare, mas que foi adaptada por Williams (1998) para a história em quadrinhos. As atividades geraram um alto nível de engajamento dos alunos, evidenciando que a literatura e a multissensorialidade juntas alcançam resultados positivos. As maiores dificuldades se deram devido à falta de familiaridade com a turma, entendendo que todo ensino deve considerar as diferenças e particularidades de cada ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.