Este artigo apresenta um experimento didático para auxiliar uma ação educativa e de conscientização sobre a educação financeira, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do aluno perante o orçamento familiar por meio da investigação matemática. O experimento será executado em três momentos, nos quais serão explorados e analisados o orçamento familiar, a partir de conceitos da matemática financeira e estatística, utilizando diversas metodologias em cada situação e momento. Neste estudo contém um recorte do experimento didático desenvolvido por todos residentes do curso, um estudo do referencial teórico e elaboração do material, para que dados sejam produzidos e analisados mediante uma análise textual, a partir de pesquisa sobre atividades investigativas, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico a partir de situações do cotidiano; análise de dados da tarefa, relações entre ensino de matemática e educação financeira. Por meio deste estudo, dá-se a importância de planejar e organizar o experimento para posteriormente ser executado e analisado, concluindo que as tarefas investigativas deverão auxiliar no desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática de forma significativa. Além desta importante aprendizagem ao aluno o mesmo poderá contribuir na formação inicial dos residentes, futuros professores do ensino básico e/ou superior. Por meio destas metodologias é possível que os residentes se sintam responsáveis pela sua aprendizagem, de modo que desenvolvam o senso crítico a partir de questões relacionadas ao cotidiano, tornando-se mais preparados para, posteriormente, trabalharem educação financeira em sala de aula.