O Programa Residência Pedagógica propõe-se estimular o (re)fazer pedagógico no contexto da educação básica, a partir da inserção do licenciando nas escolas municipais e/ou estaduais. Visa, portanto, correlacionar teoria e prática, ao permitir que novos estilos e adaptações dos processos de construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades fundamentais para cidadão sejam vivenciados. A experiência relatada visa a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvidos em uma escola municipal no interior da Amazônia, espaço de vivência do Programa Residência de licenciandos do curso de Pedagogia. Tomou-se como referência teórica especialmente o livro de Magda Soares(2020), a BNCC (2018), Emília Ferreiro (2011), Ferreiro e Teberosky (1991), Gil (2002) e Freitas (2002). A partir da vivência foi possível observar o quanto se faz necessário a busca por novos métodos que leve em consideração o aluno e sua realidade no que tange a alfabetização e letramento, e o Programa Residência Pedagógica pode ser um norteador para tais métodos.