O texto em foco aborda a importância do programa PIBID para os estudantes de graduação que se dedicam às áreas de história e letras. O programa tem como principal propósito fomentar a interdisciplinaridade e aprimorar a qualidade do ensino básico. Trata-se também dos desafios que surgiram durante a pandemia da COVID-19, afetando a saúde mental dos alunos e exigindo adaptações no modo de ensino, que passou a ser remoto. O tema desta análise é a criação de um vínculo emocional entre os alunos e o processo de aprendizagem, levando em conta as experiências e sentimentos vivenciados durante a pandemia. A afetividade é destacada como um elemento fundamental no complexo processo de ensino e aprendizagem, oferecendo um ambiente acolhedor onde os estudantes podem expressar suas emoções e preocupações de maneira livre. Em decorrência disso, é mencionado a contribuição de renomados teóricos da educação, como Piaget, Vygotsky e Paulo Freire, que fortaleceram a argumentação sobre a importância do afeto no processo de aprendizado. Também é narrada uma experiência prática em uma turma de 8º ano, na qual os alunos foram encorajados a compartilhar anonimamente suas emoções, resultando em uma melhoria na dinâmica da sala de aula e no engajamento dos estudantes. É importante enfatizar a relevância da afetividade no contexto educacional, especialmente após a pandemia, destacando o papel crucial do programa PIBID na formação de futuros professores que compreendem a necessidade de criar um ambiente acolhedor para os alunos.