Historicamente, a formação de professores no Brasil tem sido pautada em uma racionalidade técnica, reduzindo o papel docente a apreensão de conteúdo e execução de tarefas predefinidas. Nesse sentido, o Programa de Residência Pedagógica (PRP), tem oportunizado às instituições a ele integradas, o desenvolvimento dos cursos de formação de professores, equiparando de forma nacional essas redes de formação. O presente trabalho, mostra as vivências de alunos do PRP, atuantes no IF Goiano – Campus Morrinhos, na condição de escola campo, com o objetivo de descrever como essas vivências tem contribuído na construção de da identidade docente dos residentes. As reflexões apontam que durante os nove meses de atuação no programa, foi possível visualizar, a partir da identidade pessoal em construção, algumas das multifaces da identidade docente, ainda bastante alimentada pela racionalidade técnica, mas já apontando o desenvolvimento de uma práxis docente, através do entendimento da função social do professor. Mostra-se, portanto, que a construção da identidade docente ocorre de forma natural durante o período de formação inicial, e principalmente, tende a se desenvolver continuamente durante o exercício da profissão. Programas como o PRP, quando bem utilizados, podem servir como aporte nessa busca adoção da práxis docente, em detrimento do tecnicismo tão cultivado no meio da educação.